Mauro da Nóbrega

domingo, 30 de julho de 2017

O Canto da Acauã

Nenhum comentário :


O CANTO DA ACAUÃ
Autor: Mauro da Nóbrega

No meu tempo de  menino, quando ouvia o canto da acauã, percebia que minha mãe ficava preocupada, pois ela como muitos acreditavam que se tratava de uma ave de mau agouro, e o seu canto chamava coisas ruins, inclusive a morte, e isso foi transmitido pra mim, o que me deixava também com medo do canto da Acauã.

O saudoso Luiz Gonzaga na Música ACAUÃ, ele diz:
Teu canto é penoso e faz medo,
Te cala acauã,
Que é pra chuva voltar cedo,


Mas além de aprender a ter medo do canto da Acauã, aprendemos também a botar ela pra calar. Aprendemos a queimar a língua da danada. Naquele tempo, em toda casa tinha um fogão de lenha, que servia tanto pra cozinha, como para abastecer com brasas o ferro de passar. Mas o que eu mais gostava de fazer com as brasas, era quando ouvia o canto da Acauã, que o medo batia, eu corria ao terreiro, abria um buraco no chão, colocava brasa dentro, tampava com terra, pisava em cima, e mandava ela calar a boca. Era questão de segundos ela silenciava. Não sei se realmente queimava a língua da danada, mas segundo minha mãe me repassou, queimava mesmo. Acho que funciona igual a cruzada de dedos para cachorro não passar fax. É a força do pensamento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário